Setores

O CRN-2 atende os nutricionistas, técnicos em Nutrição e Dietética, empresas e sociedade por meio dos setores e assessorias: 

É responsável por realizar orientações e fiscalizações do exercício profissional e apurar as denúncias recebidas com base nas legislações vigentes do Sistema CFN/CRN. Também são analisadas as solicitações de assunção de Responsabilidade Técnica do Nutricionista, os registros de pessoas jurídicas e demais atividades ligadas as atividades profissionais.

O Setor de Fiscalização é composto por uma coordenação, uma equipe de nutricionistas fiscais e de assistentes administrativos.

Setor de Fiscalização: fiscalizacao@crn2.org.br

Pessoa Jurídica: pessoajuridica@crn2.org.br

Prazo para prestação de serviços ao público:

- Análise de solicitação de assunção de responsabilidade técnica por pessoa jurídica cadastrada – prazo não determinado

- Análise de solicitação de assunção de responsabilidade técnica por pessoa jurídica registrada – prazo não determinado

- Análise de solicitação de registro da pessoa jurídica cuja atividade fim esteja ligada à alimentação e nutrição – prazo não determinado

- Análise de solicitação de baixa da pessoa jurídica cuja atividade fim esteja ligada à alimentação e nutrição – prazo não determinado

- Análise da efetivação de responsabilidade técnica por pessoa jurídica cadastrada – prazo não determinado

- Análise da efetivação de responsabilidade técnica por pessoa jurídica registrada e seus clientes - prazo não determinado

- Análise da atualização de responsabilidade técnica por pessoa jurídica cadastrada – prazo não determinado

- Análise da atualização de responsabilidade técnica por pessoa jurídica registrada e seus clientes – prazo não determinado

- Emissão de Certidão de Cadastro (CC) – ocorre após a efetivação/atualização dos documentos do responsável técnico e comprovação do pagamento para emissão da certidão.

- Emissão de Certidão de Registro e Quitação (CRQ) – ocorre após a efetivação/atualização dos documentos do responsável técnico e da empresa e comprovação do pagamento para emissão da certidão.

- Análise da solicitação de registro de atestado/averbação para a Comprovação de Aptidão para Desempenho de Atividade nas áreas de Alimentação e Nutrição – até 5 dias úteis contados da data do protocolo.

- Emissão de Declaração de Tempo de Serviço – estando o nutricionista em situação regular, 7 dias úteis contados da data do protocolo.

- Análise de solicitações feitas em visitas fiscais ou pela lavratura de ofício ou auto de infração – prazo não determinado

IMPORTANTE: Os prazos poderão sofrer alterações em virtude da quantidade de documentos para análise recebidos pelo Setor de Fiscalização.

É responsável por dar suporte a Diretoria, Plenário, Comissões, Delegacia e Representações Externas nas questões técnicas. Atua junto aos profissionais orientando o exercício profissional conforme legislações vigentes do Sistema CFN/CRN. Recebe denúncias que infringem o Código de Ética do Nutricionista e encaminha à Comissão de Ética. Assessora à Comissão de Ética na instrução dos processos disciplinares.

Setor Técnico: crn2@crn2.org.br

Prazo máximo para prestação de serviços ao público:

- Análise da solicitação de registro de Título de Especialista – após submissão à Diretoria e ao Plenário do CRN-2. 

- Encaminhamentos de denúncias Éticas para Comissão de Ética – até 15 dias contados da data do protocolo.

- Retorno aos questionamentos sobre Resoluções do CFN – até 5 dias úteis contados da data do protocolo.

- Retorno aos questionamentos sobre “dúvidas frequentes” – até 10 dias úteis contados da data do protocolo. 


  • Atendimento Pessoa Física
  • Financeiro
  • Dívida Ativa

É responsável pelos procedimentos de registro, baixa, cancelamento e transferências de pessoas físicas (Nutricionistas e Técnicos em Nutrição e Dietética), além de orientações relativas à essas atividades.

Atua na geração e controle de pagamentos de anuidades e taxas diversas de pessoas físicas e jurídicas, bem como no desenvolvimento e execução de ações de cobrança.

O Setor administrativo é composto por uma coordenação, uma equipe de assistentes administrativos, auxiliar administrativo e secretária.

Pessoa Física: pessoafisica@crn2.org.br

Setor Administrativo: crn2@crn2.org.br

Prazo máximo para prestação de serviços ao público:

- Análise da solicitação de inscrição de registro de pessoa física (registro definitivo, provisório e secundário) - 20 dias úteis contados da data do protocolo.

- Análise da solicitação de cancelamento e baixa temporária de registro de pessoa física - até 30 dias úteis contados da data do protocolo.

- Análise da solicitação de transferência de registro de pessoa física - até 60 dias contados da data do protocolo no CRN de origem.

- Análise da solicitação de reingresso de registro de pessoa física - até 02 dias úteis contados da data do protocolo.

- Análise da solicitação de impressão de 2ª via de Carteira Profissional – 02 dias úteis contados da data do protocolo.

- Emissão de Certidão Negativa de Débitos presencial – até 02 dias úteis contatos da data do protocolo.

- Efetivação de negociação de débitos executados via presencial e não presencial (email/telefone)e> Emissão de Termo de Negociação - até 05 dias úteis.

- Efetivação de negociação de débitos administrativos via presencial e não presencial (email/telefone) - até 05 dias úteis.

- Retorno aos questionamentos frequentes via atendimento não presencial (email/telefone) – até 02 dias úteis contados da data do protocolo.


É responsável pelo controle da movimentação financeira, fiscal e contábil.

Setor Financeiro: coordfinanceiro@crn2.org.br

É responsável pela comunicação institucional em assuntos relativos à divulgação das atividades nas mídias interna e externa e pelo assessoramento à diretoria, comissões e setores do CRN-2 referentes à comunicação.

Assessoria de Comunicação: imprensa@crn2.org.br

É responsável pelos assuntos de natureza jurídica em todas as áreas do Direito de interesse do CRN-2.


Para facilitar o diálogo com inscritos e público em geral, o CRN-2 disponibiliza o “Fale com o CRN-2” para contato.

Solicitamos que todo e-mail enviado seja identificado com nome e número de CRN-2 do Profissional/Empresa, para facilitar a identificação e agilizar o atendimento.