Notícias

Conselho emite nota lamentando fato ocorrido durante aula aberta na UFSM

     O Conselho Regional de Nutricionistas 2ª Região (CRN-2) manifesta veementemente seu repúdio a ato racista ocorrido esta semana (6/7), durante aula virtual, aberta ao público, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

     O lamentável fato aconteceu no decorrer da aula promovida pela disciplina de Vigilância e Segurança Alimentar e Nutricional, do Curso de Nutrição da UFSM, Campus Palmeira das Missões, que discorreu sobre o tema Saúde e Nutrição da População Negra, com palestra ministrada pela docente em Nutrição, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, doutora Fernanda Bairros.

     A UFSM informou, em nota, que um grupo organizado de pessoas ingressou nesta sala virtual ostentando linguagem agressiva, de deboche racista, de cunho sexual e de ameaças e com o intuito de acabar com o debate científico. A aula versava sobre a relação da diversidade étnico-racial nos determinantes sociais e de saúde da população, sendo interrompida, segundo a nota, em virtude de tamanho desrespeito em formato de agressão coletiva.

     O Conselho de Nutricionistas expressa absoluto repúdio em relação a atos racistas, de discriminação e preconceito, como o ocorrido com todos os envolvidos durante a aula, prática criminosa que vitima muitas pessoas no Brasil e no mundo todos os dias. 

     O CRN-2 destaca que manifestações de toda e qualquer forma de discriminação étnica, sexual, de gênero, religiosa ou de qualquer natureza são injustificáveis e não podem ser aceitas, sob pena de limitação de direitos e enfraquecimento da democracia.

     Nossa solidariedade às colegas Fernanda Bairros e Vanessa Kirsten (professora da disciplina), aos alunos e à Universidade.

GESTÃO 2019/2022
Conselho Regional de Nutricionistas 2ª Região (CRN-2)