Áreas de atuação

Este espaço está sendo atualizado conforme nova Resolução CFN nº 600/2018. Aguarde atualizações.

O mercado de atuação do nutricionista vem crescendo a cada ano e este profissional ganha cada vez mais importância na promoção do bem-estar e da saúde da população. Confira a seguir as áreas de atuação estabelecidas de acordo com a nova Resolução CFN nº 600/2018 e suas atribuições, a qual estará vigente a partir do dia 20 de junho de 2018.

I - Nutrição em Alimentação Coletiva

Competência. Compete ao nutricionista, no exercício de suas atribuições em Nutrição em Alimentação Coletiva: planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar os serviços de alimentação e nutrição; realizar assistência e educação alimentar e nutricional à coletividade ou a indivíduos sadios ou enfermos em instituições públicas e privadas.

Subárea – Gestão em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN): 

Segmentos:

1) Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) Institucional (pública e privada): 

 – Serviços de alimentação coletiva (autogestão e concessão) em: empresas e instituições, hotéis, hotelaria marítima, comissarias, unidades prisionais, hospitais, clínicas em geral, hospital-dia, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), spa clínicos, serviços de terapia renal substitutiva, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e similares.

– Alimentação Escolar – Rede Privada de Ensino.

2) Serviço Comercial de Alimentação.

– Restaurantes Comerciais e similares.

– Bufê de Eventos.

– Serviço Ambulante de Alimentação.

 

II - Nutrição Clínica

Competência. Compete ao nutricionista, no exercício de suas atribuições em Nutrição Clínica: prestar assistência nutricional e dietoterápica; promover educação nutricional; prestar auditoria, consultoria e assessoria em nutrição e dietética; planejar, coordenar, supervisionar e avaliar estudos dietéticos; prescrever suplementos nutricionais; solicitar exames laboratoriais; prestar assistência e treinamento especializado em alimentação e nutrição a coletividades e indivíduos, sadios e enfermos, em instituições públicas e privadas, em consultório de nutrição e dietética e em domicílio.

Subáreas:

A)  – Assistência Nutricional e Dietoterápica em Hospitais, Clínicas em geral, Hospital-dia, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Spa clínicos. 

B) – Assistência Nutricional e Dietoterápica em Serviços e Terapia Renal Substitutiva. 

C) – Assistência Nutricional e Dietoterápica em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI). 

D)  – Assistência Nutricional e Dietoterápica em Ambulatórios e Consultórios. 

E) – Assistência Nutricional e Dietoterápica em Bancos de Leite Humano (BLH) e Postos e Coleta. 

F) – Assistência Nutricional e Dietoterápica em Lactários. 

G) – Assistência Nutricional e Dietoterápica em Centrais de Terapia Nutricional. 

H) – Atenção Nutricional Domiciliar (pública e privada).

I) – Assistência Nutricional e Dietoterápica Personalizada (Personal Diet).

III - Nutrição em Esportes e Exercício Físico - Assistência Nutricional e Dietoterápica par Atletas e Desportistas.

 

IV - Nutrição em Saúde Coletiva - Assistência e Educação Nutricional Individual e Coletiva:

Competência. Compete ao nutricionista, no exercício de suas atribuições na área de Nutrição em Saúde Pública: organizar, coordenar, supervisionar e avaliar os serviços de nutrição; prestar assistência dietoterápica e promover a educação alimentar e nutricional a coletividades ou indivíduos, sadios ou enfermos, em instituições públicas ou privadas, e em consultório de nutrição e dietética; atuar no controle de qualidade de gêneros e produtos alimentícios; participar de inspeções sanitárias.

A) Subáreas – Políticas e Programas Institucionais:

– Gestão das Políticas e Programas.

– Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN).

– Rede Socioassistencial.

– Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

– Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).

B) – Atenção Básica em Saúde:

– Gestão das Ações de Alimentação e Nutrição.

– Cuidado Nutricional.

C) – Vigilância em Saúde:

– Gestão da Vigilância em Saúde.

– Vigilância Sanitária.

– Vigilância Epidemiológica.

– Fiscalização do Exercício Profissional.

V - Nutrição na Cadeia de Produção, na Indústria e no Comércio de Alimentos – atividades de desenvolvimento e produção e comércio de produtos relacionados à alimentação e à nutrição: 

Competência. Compete ao nutricionista, no exercício de suas atribuições na área de indústria e comércio de alimentos: elaborar informes técnico-científicos; gerenciar projetos de desenvolvimento de produtos alimentícios; prestar assistência e treinamento especializado em alimentação e nutrição; controlar a qualidade de gêneros e produtos alimentícios; atuar em marketing e desenvolver estudos e trabalhos experimentais em alimentação e nutrição; proceder a análises relativas ao processamento de produtos alimentícios industrializados; e prestar auditoria, consultoria e assessoria em nutrição e dietética.

A) Subáreas – Cadeia de Produção de Alimentos:

– Extensão Rural e Produção de Alimentos.

B) – Indústria de Alimentos:

– Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos.

– Cozinha Experimental.

– Produção.

– Controle da Qualidade.

– Promoção de Produtos.

– Serviços de Atendimento ao Consumidor.

– Assuntos Regulatórios.

C) – Comércio de Alimentos (atacadista e varejista) – atividades relacionadas à comercialização e distribuição de alimentos destinados ao consumo humano:

– Controle da Qualidade.

– Representação.

– Serviços de Atendimento ao Consumidor.

 

VI - Nutrição no Ensino, na Pesquisa e na Extensão – atividades de coordenação, ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação e pós-graduação em nutrição, cursos de aperfeiçoamento profissional, cursos técnicos e outros da área de saúde ou afins:

Competência. Compete ao nutricionista, no exercício de suas atribuições na área da Nutrição em Ensino, Pesquisa e Extensão: dirigir, coordenar e supervisionar cursos de graduação em nutrição; planejar, coordenar, supervisionar e avaliar estudos dietéticos; ensinar matérias profissionais dos cursos de graduação em nutrição e das disciplinas de nutrição e alimentação nos cursos de graduação da área de saúde e outras afins; realizar estudos e trabalhos experimentais em alimentação e nutrição.

Subárea – Coordenação/Direção.

– Docência (Graduação).

– Pesquisa.