Revista CRN-2
5 de outubro de 2022

X Seminário Temático do CRN-2: Sistemas alimentares saudáveis, da produção até o consumo

x-seminario-tematico-do-crn-2-sistemas-alimentares-saudaveis-da-producao-ate-o-consumo

Um sistema alimentar sustentável é aquele que oferece segurança alimentar e nutricional para todos os envolvidos na cadeia do consumo: produtores, distribuidores, consumidores e, muito importante, o meio ambiente. Para analisar este panorama, o ideal é que haja uma abordagem multidisciplinar, criando ambientes favoráveis à saúde das pessoas e do planeta.

E, tendo este cenário como referência, o CRN-2, promove, no dia 11 de outubro, das 9h às 17h, no IPA, o X Seminário Temático do CRN-2: Sistemas alimentares saudáveis, da produção até o consumo.

A Semana da Alimentação RS 2022 (informações abaixo) terá a cerimônia de abertura oficial realizada neste evento, a partir da 9h30min, e contará com a participação dos representantes das entidades promotoras:  Fesans (que este ano coordena a Semana), CRN-2, Consea-RS, Emater-Ascar e Governo do Estado do RS.

Após, terá início a abertura da décima edição do Seminário, coordenada pela presidente do CRN-2, Magda Cammerer.

Sistemas Alimentares Saudáveis

Visando enriquecer o debate, o CRN-2 convidou uma equipe multiprofissional de painelistas: nutricionistas, chef de cozinha e professores de ciências sociais, comunicação social e Nutrição.

Será um dia de muito conteúdo e novidades, começando, pela manhã, com a mesa-redonda abordando a temática principal do Seminário com a participação das professoras, doutoras, Cátia Grisa e Mariângela Toaldo.

A tarde iniciará com uma palestra sobre uma das novidades na área de alimentação e nutrição: as novas regras para rotulagem de alimentos (em vigor a partir do dia 9 de outubro de 2022), ministrada pela nutricionista e conselheira do CRN-2, Ana Lúcia Serafim.

Após este momento, a nutricionista Cristiane Parizzotti vai descomplicar e esclarecer mitos e dúvidas sobre alimentação vegetariana.

E, fechando a programação, o tema será a Cozinha da Natureza, uma nova forma de recriar e repensar a gastronomia, idealizada pelo Cheff Rodrigo Bellora, assunto que tem tudo a ver com o Seminário.

Ainda temos vagas: Inscrições AQUI

Estamos convidando os participantes a colaborarem com um quilo de alimento não perecível.

O evento será presencial e os participantes que assinarem a lista de presenças terão direito a certificado.

Também estaremos transmitindo pelo YouTube:
Turno da manhã: Acessar AQUI
Turno da tarde : Acessar AQUI

Programa: ____________________________________________________________________
X Seminário Temático do CRN-2: Sistemas alimentares saudáveis, da produção até o consumo

Inscrições: para os participantes presenciais: AQUI – Vagas limitadas
Data: 11 de outubro
Horário: Das 9h às 17h
Local:  Centro Universitário Metodista IPA: Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, nº 80 (estacionamento pela Caserimo de Abreu)
Certificado: Para os participantes 
Promoção: CRN-2

Turno da manhã
9:00
      Credenciamento
9:30      Abertura da 20ª Semana da Alimentação RS 2022 - Fesans, CRN-2, Consea, Emater, Governo do RS
9:55      Abertura do X Seminário Temático do CRN 2: Sistemas alimentares saudáveis, da produção até o consumo.
10:15    Mesa Redonda: Sistemas alimentares saudáveis, da produção até o consumo.
                - Sistemas alimentares saudáveis, da produção até o consumo – Professora UFRGS Cátia Grisa, Doutora em Ciências Sociais
                - Marketing na comercialização de alimentos industrializados e de alimentos saudáveis - Professora UFRGS Mariangela Toaldo - Doutora em Comunicação Social.
11h35    Debate
12h        Intervalo

Turno da tarde
14:00     O impacto da nova rotulagem nutricional na indústria e na saúde da população - Nutricionista, Professora UFRGS, Ana Lúcia Serafim - Conselheira do CRN-2. Doutora em Ciência e Tecnologia dos Alimentos
14:50      Debate
15:00      Alimentação vegetariana sustentável e descomplicada  - Nutricionista Cristiane Parizotti, Nutrição Vegetariana, Esportiva e Comportamental. Mestre em Ciências Médicas.
15:50      Debate
16:00      Produção local e gastronomia – Chef Rodrigo Bellora (participação online) - Agricultor e pesquisador. Formado em Turismo e em Gastronomia. Idealizador do conceito cozinha de natureza como forma de pensar gastronomia. Proprietário de restaurantes na Serra Gaúcha e com atuação em redes de hotéis.
16:50 Confraternização
__________________________________________________________________

Semana Mundial da Alimentação RS 2022 - Acesse o site oficial AQUI

A Semana da Alimentação do Rio Grande do Sul é uma celebração ao Dia Mundial da Alimentação, instituído em 16 de outubro, pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). 
Nesta edição da Semana da Alimentação RS o objetivo é discutir o sistema alimentar atual e quais os seus impactos para a insegurança alimentar que vivemos. A ação busca promover, ainda, o debate para buscar alternativas viáveis e sustentáveis para a sociedade e o meio ambiente.

Com a flexibilização dos protocolos de segurança em função da Pandemia de Covid-19, os promotores da Semana optaram por atividades on-line e presenciais.

Além da abertura da Semana, fazem parte do programa oficial, as duas versões da Praça de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN): on-line, no dia 15/10 (sábado) e a versão presencial, no Dia Mundial da Alimentação, 16/10 (domingo), no Parque da Redenção.

Também aconteceu, no dia 24 de setembro, na Feira Ecológica do Bom Fim, o lançamento da 20ª edição da Semana da Alimentação. Os promotores realizaram uma atividade educativa, utilizando mudas de temperos para sensibilizar o público para a temática e para a importância de todo o sistema alimentar.

As entidades, públicas e privadas, interessadas em participar da Programação da Semana da Alimentação 2022, ainda poderão propor projetos e atividades como:
rodas de conversas; seminários; feiras; ações culturais; mostras; lives ou webinares; entre outras.

O prazo de inscrição para a participação das instituições foi prorrogado para até o dia 7 de outubro.

SEDE

Avenida Taquara, 586/503
Petrópolis - Porto Alegre/RS
CEP 90460-210 | [email protected]
DELEGACIA SANTA MARIA

Alameda Montevidéo, 322/404
Centro - Santa Maria/RS
CEP 97050-030 | [email protected]